Estados Unidos vem buscando caminho de reequilibrar as contas, analisa Haddad 6s2c6h

4s4s3h

Ministro da Fazenda avaliou que a política comercial americana decorre de um incômodo dos EUA com a globalização e de uma tentativa de correção de desequilíbrios macroeconômicos históricos 

  • Por Jovem Pan
  • 12/05/2025 10h53
  • BlueSky
TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO Fernando Haddad O ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou nesta segunda-feira (12) que a política comercial americana, que classificou como “errática”, decorre de um incômodo dos Estados Unidos com a globalização e de uma tentativa de correção de desequilíbrios macroeconômicos históricos. “Os Estados Unidos se promoveram muito com a globalização. Não resta dúvida: se você pegar a renda per capita americana, se você pegar o crescimento americano vis-à-vis Japão e Europa, os Estados Unidos se beneficiaram da globalização. Mas a China talvez tenha se beneficiado muito mais do que os Estados Unidos”, disse Haddad em entrevista ao UOL.

“Isso gera incômodo para um país que até outro dia enfrentou a União Soviética e depois enfrentou o Japão e venceu, por assim dizer, um e outro. Agora está com um desafio maior”, acrescentou o ministro.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Ao citar um desequilíbrio histórico, que vem se agravando ao longo do tempo, Haddad afirmou que os Estados Unidos estão tentando encontrar um caminho para reequilibrar algumas variáveis macroeconômicas importantes, como o déficit externo e a taxa de juros elevados. “Isso tudo vai complicando um pouco a vida dos americanos e eu penso que eles estão procurando à maneira deles, um pouco errática, eu diria, mas estão procurando um caminho de reequilibrar as contas”, assinalou.

*Com informações do Estadão Conteúdo 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para s. Assine JP .